CartaExpressa
Porto Alegre torna 8 de Janeiro o ‘Dia do Patriota’ após aprovação da Câmara
O projeto é de autoria do vereador Alexandre Bobadra (PL), correligionário do ex-presidente Jair Bolsonaro


A Câmara de Porto Alegre incluiu o Dia Municipal do Patriota em seu calendário comemorativo. A data será celebrada em 8 de Janeiro, que marca os ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Promulgado pelo presidente da Casa, Hamilton Sossmeie (PTB), o projeto é de autoria do vereador Alexandre Bobadra (PL), correligionário do ex-presidente Jair Bolsonaro. Nas redes sociais, Bobadra se descreve como “conservador e cristão”.
Na redação original, o vereador não faz menção à escolha de 8 de Janeiro como a data comemorativa. Justifica, no entanto, a indicação do termo “patriota”.
“O patriota é aquele que ama seu país e procura servi-lo da melhor forma possível, com um sentimento voluntário de amor e pertencimento. Ama sinceramente os heróis e os pais fundadores da nação e suas riquezas naturais, e compartilha desse sentimento com todos que fazem o mesmo”, diz um trecho.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MP Militar arquiva ação contra Mauro Cid por depor fardado à CPMI do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Ministério Público de SP abre inquérito para investigar 123milhas
Por Agência Brasil
Segurança de Lula estava em grupo de militares golpistas, revela perícia em celular de Mauro Cid
Por CartaCapital
Fator Tarcísio é novo entrave às mudanças ministeriais de Lula
Por André Barrocal
Bolsonaro apresenta extratos bancários ao STF, mas pede para que dados fiquem em sigilo
Por André Lucena