CartaExpressa
Porto Alegre terá rua com o nome de Olavo de Carvalho
A proposta foi aprovada por 18 votos a 9 na Câmara Municipal


A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, ganhará, nas próximas semanas, uma rua batizada como Filósofo Olavo de Carvalho, em homenagem ao ideólogo bolsonarista morto no dia 24 de janeiro de 2022, em Richmond, nos Estados Unidos.
A proposta que autorizou a renomeação do endereço foi aprovada nesta segunda-feira 5 na câmara de vereadores da cidade, conforme registrou o site gaúcho Matinal.
Foram 18 votos favoráveis, ante nove contrários à mudança. O projeto em homenagem ao escritor é de autoria da vereadora Comandante Nádia (PP), que justificou a medida como uma forma de celebrar, nas palavras dela, uma pessoa com ‘trabalho muito profícuo mundo afora’.
Antes de ser batizada com o nome de Olavo, a rua se chamava Rua 4006 e fica localizada na Vila Orfanatrófio I, no bairro Santa Tereza, na Zona Sul de Porto Alegre. Votaram contra a nova nomeação da rua os vereadores Aldacir Oliboni (PT), Laura Sito (PT), Jonas Reis (PT), Leonel Radde (PT), Karen Santos, Roberto Robaina (PSOL), Matheus Gomes (PSOL), Alex Fraga (PSOL) e Daiana Santos (PCdoB).
A aprovação foi duramente criticada pelos políticos da oposição local, que citaram o fato de Olavo não ter formação de filósofo, como sugere o nome aprovado para o logradouro. Os políticos lembraram ainda que as ideias propagadas por Olavo ajudaram a promover o clima de ódio e de violência política enfrentada nestas eleições.
“É um desrespeito, primeiramente, aos filósofos, pois o nomeado não tinha essa formação. Mas é um desrespeito, especialmente, à população de Porto Alegre. Nossa cidade terá uma Rua com o nome de alguém que destilou ódio, promoveu mentiras e é um dos responsáveis pela ascensão do bolsonarismo e da violência política no Brasil”, escreveu a vereadora Laura Sito (PT) em suas redes sociais.
A autora do projeto alegou não se tratar de uma mera disputa de ‘gostos pessoais’. Para justificar seu ponto, ela alegou ser contra a homenagem feita a Marielle Franco, vereadora brutalmente assassinada por milicianos no Rio de Janeiro e que dá nome a uma rua na capital gaúcha.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Olavo de Carvalho argentino’ mira filhos do kirchnerismo para chegar à presidência em 2023
Por Amanda Cotrim
Órfã de Trump, Bannon e Olavo, a extrema-direita latina cria um fórum para chamar de seu
Por Maurício Thuswohl