CartaExpressa

Por que Wajngarten mentiu ao dizer que ‘não existia cloroquina’ em março de 2020

O ex-chefe da Secom foi questionado pelo senador Humberto Costa se recorreria ao medicamento ineficaz

Por que Wajngarten mentiu ao dizer que ‘não existia cloroquina’ em março de 2020
Por que Wajngarten mentiu ao dizer que ‘não existia cloroquina’ em março de 2020
Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten mentiu nesta quarta-feira 12, em depoimento à CPI da Covid, após ser questionado sobre seu endosso ou repúdio à utilização da cloroquina contra o novo coronavírus.

Indagado pelo senador Humberto Costa (PT-PE) se recorreria ao medicamento, que não tem qualquer eficácia comprovada no combate à doença, Wajngarten recordou que, ao contrair a Covid-19 em março do ano passado, a cloroquina “não existia”.

“Eu não tomei cloroquina quando fiquei doente porque não existia cloroquina em março. Se ela fosse comprovada, eu iria submetê-la ao meu médico, que cuidou de mim”, afirmou. Humberto Costa, então, emendou: “Ela já existia, só que nunca foi indicada para isso”.

Wajngarten insistiu: “Ela não existia. Com todo o respeito ao senhor e à ciência médica, filho de médico que sou. Eu peguei Covid em março e a palavra ‘cloroquina’ não existia em março”.

Uma postagem da Secretaria de Comunicação no dia 28 de março do ano passado, entretanto, desmente o seu então chefe.

Veja:

Assista à sessão ao vivo:

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo