CartaExpressa
Por falta de quórum, Senado adia votação de requerimento para convocar Arthur do Val
O requerimento apresentado é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que preside a comissão


A Comissão de Direitos Humanos do Senado adiou a votação do pedido para convocar o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) para prestar esclarecimentos sobre as declarações machistas e misóginas feitas sobre mulheres ucranianas.
Dos 33 senadores que compõem atualmente o colegiado (18 titulares e 15 suplentes), só oito registraram presença, o que configura falta de qúorum. É necessário um mínimo de dez parlamentares para abrir votação.
O requerimento apresentado é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), que preside a comissão. O parlamentar destacou que as falas de do Val foram “carregada de violência machista, sexista, subjugando as mulheres ucranianas, e de outras nações europeias, reduzindo-as a sua sexualidade”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quinze deputados pedem cassação de Arthur do Val após declaração sobre ucranianas
Por Estadão Conteúdo
Comentários sexistas de deputado Arthur do Val têm repercussão internacional
Por RFI