CartaExpressa
Polícia investiga mensagens pró-ditadura nas fachadas do TRE e da OAB no Rio
A 151ª Delegacia busca os responsáveis por mensagens como ‘AI-5 já’ e ‘lixo’ nas paredes dos imóveis


A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu uma investigação após as fachadas da subseção do Tribunal Regional Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil em Nova Friburgo amanheceram, nesta sexta-feira 25, com pichações em referência à ditadura militar.
A 151ª Delegacia de Polícia busca os responsáveis por mensagens como “AI-5 já” e “lixo” nas paredes dos imóveis.
Assinado em 1968, o AI-5 é o símbolo do endurecimento do regime militar, ao permitir, por exemplo, o fim do habeas corpus e o fechamento do Congresso Nacional. Apologias à ditadura são inconstitucionais.
A OAB-RJ atribuiu a pichação a um “inconformismo antidemocrático e golpista, manifestado por representações de forças políticas saudosas de invernos autoritários”.
“As eleições brasileiras, mundialmente reconhecidas por seus padrões de lisura, transparência e confiabilidade, vêm sendo geridas pela Justiça Eleitoral com notória eficiência. Ataques dessa natureza também revelam a força da democracia, sua capacidade de resistir e o compromisso inarredável do povo brasileiro com a estabilidade institucional”, reforça a entidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Barroso rebate golpismo e diz que eleição será respeitada: ‘Não adianta apelar a quartéis e extraterrestres’
Por CartaCapital
BNDES financiou caminhões de empresa investigada por ato golpista
Por Brasil de Fato
Deputado apresenta projeto para perdoar participantes e financiadores de atos golpistas
Por Victor Ohana