CartaExpressa
Polícia indicia por apologia ao nazismo formando da UFRGS que pintou suástica no rosto
Computadores e celulares do investigado foram apreendidos e passam por perícia


A Polícia Civil indiciou nesta sexta-feira 11 por apologia ao nazismo o estudante Vinícius Krug de Souza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), após ele tentar participar de colação de grau com uma suástica pintada no rosto.
Familiares de Vinícius, a namorada, o coordenador de Segurança da UFRGS e o vice-reitor da universidade, que estava presidindo a cerimônia, já foram ouvidos. Computadores e celulares do investigado foram apreendidos e passam por perícia.
Quando o caso aconteceu, em fevereiro deste ano, a UFRGS informou que, ao tomar conhecimento da ocorrência, o vice-reitor e o coordenador de Segurança foram até o local onde o estudante se encontrava e o impediram de participar da colação de grau com a suástica pintada no rosto.
O aluno, por sua vez, negou que se tratasse de um símbolo nazista, alegando que fazia referência a uma simbologia hindu. Diante da advertência, ele aceitou remover a marca e seguiu na colação de grau com outras pinturas no rosto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

UFRGS proíbe aluno de participar de colação com suástica no rosto; caso será levado à PF
Por CartaCapital
Presidente do PCO é condenado a indenizar Kim Kataguri por associação ao nazismo
Por CartaCapital