CartaExpressa
Polícia Federal investigará o caso das joias sauditas interceptadas pela Receita
O ministro da Justiça, Flávio Dino, encaminhou ofício solicitando apuração de possíveis fatos criminosos


O ministro da Justiça, Flávio Dino, encaminhou ofício à Polícia Federal, nesta segunda-feira 6, solicitando apuração de possíveis fatos criminosos envolvendo o episódio das jóias sauditas.
Na peça, endereçada ao diretor geral da PF, Andrei Augusto Passos Rodrigues, o ministro destaca as diversas tentativas feitas pelo governo Bolsonaro de reaver os itens que foram apreendidos pela Receita Federal.
“As joias, que foram apreendidas pela Receita Federal, seriam entregues ao então presidente da República, segundo reportagens veiculadas na imprensa nacional. Conforme documentos, houve, nos meses subsequentes, diversas providências visando à liberação das joias mantidas sob a guarda da Receita Federal”, disserta o ministro.
Dino expõe ainda a suspeita de que o caso configure crime contra a administração pública motivo pelo qual determina a investigação.
“No caso, havendo lesões a serviços e interesses da União, assim como à vista da repercussão internacional do itinerário em tese criminoso, impõe-se a atuação investigativa da Polícia Federal”, escreveu Dino.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Bolsonaro deu cargo em Paris a chefe da Receita que tentou liberar joias
Por CartaCapital
Os depoimentos que a PF espera colher para explicar o caso das joias
Por CartaCapital
Segundo pacote de joias sauditas foi entregue ao governo Bolsonaro
Por CartaCapital
Receita diz que governo Bolsonaro não fez pedido para incorporar jóias a acervo
Por CartaCapital