CartaExpressa

Polícia Federal faz operação contra fraude em registros de CACs

Os documentos fraudados eram usados por criminosos para obtenção de registros de armas de fogo

Foto: Arquivo/EBC
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal faz, nesta quarta-feira 25, uma operação contra um esquema de falsificação de documentos para obtenção de registro de Colecionador, Atirador ou Caçador (CACs). Batizada de Operação Ilídimo, a PF se concentra em buscas em dois endereços no Mato Grosso.

Segundo a corporação, o Exército identificou a produção e utilização de documentos falsos para a obtenção do chamado Certificado de Registro, necessária para conseguir a condição de CAC. Os documentos fraudulentos eram usados por pessoas com fichas criminais para burlar a fiscalização.

“Pessoas com extensas fichas criminais (passagens por roubo, furto, associação criminosa, tentativa de homicídio, porte e posse ilegal de arma de fogo) tentaram adquirir armas de fogo utilizando-se desses documentos falsos”, descreve a PF sobre a operação.

Não há informação de que pessoas tenham sido presas na operação. De acordo com a PF, o alvo desta quarta eram computadores, celulares, armas de fogo, munições e documentos relacionados aos fatos investigados. A intenção, dizem, é “robustecer a confirmação das fraudes perpetradas pelos envolvidos, bem como identificar outros indivíduos que possam ter envolvimento com os fatos”.

Se comprovado o esquema, os envolvidos poderão responder pelos crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica, uso de documento falso e associação criminosa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar