CartaExpressa

PoderData: Maioria diz ser contra a liberação do aborto; rejeição é maior entre os homens

Entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), 82% são contrários à descriminalização

Foto: Agência Brasil.
Apoie Siga-nos no

Uma pesquisa realizada pelo PoderData indica que 59% dos brasileiros são contrários à descriminalização do aborto no País. Apenas 24% afirmaram ser favoráveis, enquanto 17% não souberam responder.

O número de críticos à interrupção voluntária da gravidez é maior entre os homens (62%), na região Centro-Oeste (65%) e entre as pessoas com ensino médio completo (68%). Entre os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), 82% são contra a liberação. 

O contingente de mulheres que desaprovam a descriminalização é de 56%. Os favoráveis se concentram entre os mais velhos (31%) ou com ensino superior (37%). 

O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 24 de maio e ouviu 3 mil pessoas por meio de ligações telefônicas em 301 cidades de todos os estados do Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O registro no TSE está sob o número BR-05638/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar