CartaExpressa
PoderData: Lula cresce e venceria Bolsonaro no 2º turno por 55% a 30%
O petista também superaria todos os outros adversários considerados; no 1º turno, Ciro aparece em 3º, com 8% das intenções


Pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira 1 mostra que Lula (PT) ampliou sua vantagem sobre Jair Bolsonaro na projeção para o 2º turno das eleições de 2022.
O petista aparece com 55% das intenções de voto, ante 30% do atual ocupante do Palácio do Planalto. Trata-se da maior vantagem de Lula sobre Bolsonaro desde setembro de 2020, quando o levantamento passou a considerar esse cenário. Na rodada anterior, no início de agosto, Lula liderava por 52% a 32%.
Lula também venceria no 2º turno todos os outros adversários considerados. Contra João Doria (PSDB), faria 50% a 18%. Ante José Luiz Datena (PSL), levaria a melhor por 54% a 17%.
Bolsonaro ainda perderia para Ciro Gomes (PDT), por 41% a 37%, e para Doria, por 39% a 32%. A vantagem de Ciro, porém, se dá no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Na projeção para o 1º turno, Lula lidera com 37%. Na sequência, aparecem Bolsonaro, com 28%; Ciro, com 8%; Luiz Henrique Mandetta (DEM), com 5%; Doria e Pacheco, com 4%; e Datena, com 3%. Na pesquisa anterior, Lula liderava por 52% a 32%.
O PoderData conduziu 2.500 entrevistas em 472 municípios nas 27 unidades da Federação entre 30 de agosto e 1º de setembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.