CartaExpressa
PoderData: 51% dos brasileiros culpam Bolsonaro pela situação da pandemia
Esse índice está em crescimento. Em abril, eram 43%. Em junho, 46%.


Levantamento PoderData divulgado nesta quinta-feira 22 aponta que 51% dos brasileiros consideram o presidente Jair Bolsonaro o maior responsável pela situação da pandemia no País.
Esse índice está em crescimento. Em abril, eram 43%. Em junho, 46%.
Outros 12% responsabilizam o governador de seu respectivo estado, o que indica uma queda de 6 pontos percentuais em relação à pesquisa de abril.
Segundo o levantamento, 24% culpam as pessoas que não respeitam as regras, 4% apontam os prefeitos e 3% mencionam o Ministério da Saúde.
Até esta quinta, 547.016 pessoas morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
O PoderData entrevistou 2.500 pessoas em 427 municípios das 27 unidades da Federação entre 19 e 21 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Relembre os ataques de Bolsonaro ao Centrão, hoje fiador de sua sobrevivência política
Por Leonardo Miazzo
Youtube remove vídeos negacionistas do canal de Bolsonaro
Por CartaCapital
Quando perceber o naufrágio do governo Bolsonaro, o Centrão o abandonará
Por Cláudio Couto