CartaExpressa
PoderData: 47% dos que votaram em Bolsonaro não pretendem repetir a escolha em 2022
Segundo o levantamento, 14% deles dizem que votarão em Lula


Levantamento PoderData realizado entre 5 e 7 de julho indica que 47% dos brasileiros que votaram em Jair Bolsonaro em 2018 não pretendem repetir a escolha em 2022.
A conclusão leva em conta a soma dos eleitores de Bolsonaro no último pleito que, agora, dizem que votarão em outros candidatos, anularão o voto ou não sabem o que farão.
Entre os que escolheram Bolsonaro em 2018, 14% pretendem votar em Lula em 2022, 9% em Ciro, 4% em João Doria e 4% em Luiz Henrique Mandetta. Os que votariam em branco ou nulo somam 12%. 4% não souberam ou não responderam.
O PoderData realizou 2.500 entrevistas em 421 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

59% dos eleitores rejeitam Bolsonaro, aponta Datafolha
Por CartaCapital
Lula vence entre desempregados; mais ricos preferem Bolsonaro
Por CartaCapital
XP/Ipespe: Lula lidera todos os cenários para 2022 e derrotaria qualquer adversário no 2º turno
Por CartaCapital