CartaExpressa

‘Pode ser que Lula esteja na frente, mas não com essa diferença’, diz Mourão sobre pesquisas

Vice-presidente afirmou que chegou à conclusão ao ‘andar na rua’

O presidente Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão. Foto: Carolina Antunes/PR
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), diz duvidar da vantagem que o ex-presidente Lula (PT) tem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo pesquisas de opinião.

“Eu acho que as pesquisas estão um tanto quanto distorcidas”, afirmou o general em entrevista publicada nesta quinta-feira 14 pelo jornal Valor Econômico. “Pode ser que o Lula esteja na frente, efetivamente, mas não com essa diferença que aparece”.

Levantamento do PoderData, divulgado na quarta-feira 13, mostra que o petista segue na liderança da corrida rumo à Presidência da República, com 40% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece Bolsonaro, com 35%. A diferença de cinco pontos percentuais é a menor registrada pelo instituto neste ano.

Outros institutos, no entanto, apontam uma vantagem maior em favor do ex-presidente. O Ipespe, por exemplo, coloca Lula com 44% e o atual presidente com 30%.  Já a Quaest diz que o petista tem 45% contra 25% do ex-capitão.

Na conversa, Mourão afirmou que chegou à conclusão ao “andar na rua”.

“A partir de agora, o Lula tem que se mostrar, porque o Lula estava jogando parado, quietinho, dentro da moita dele, e o presidente Bolsonaro tomando tiro todo dia”, avaliou. “Acho que ele [Lula] começa a falar algumas coisas que não são perfeitamente coerentes, e aí começa a tomar o contravapor dele. Começa, então, a haver uma aproximação do presidente em cima do Lula”.

O vice-presidente ainda confirmou que será candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul, com apoio de Bolsonaro.

“Eu, na realidade, preciso não só dos eleitores do presidente, como também de outro grupo de eleitores. Talvez aqueles que votaram no presidente em 2018 e hoje não votariam nele”, afirmou. “Eu preciso reconquistar esses eleitores para o nosso lado. Isso é um trabalho que eu tenho que fazer”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar