CartaExpressa
Plano de trabalho de regulamentação da reforma tributária é adiado no Senado
Eduardo Braga (MDB-AM), relator do tema na Casa, passou por intervenção cirúrgica para tratamento de hérnia de disco e cisto; procedimento teria atrasado o andamento da pauta
O plano de trabalho da reforma tributária no Senado deve ser apresentado na próxima semana. Havia previsão de apresentação do documento já nesta quarta-feira 16, mas a agenda foi adiada devido a ausência do relator, o senador Eduardo Braga (MDB-AM), que passou por uma cirurgia para retirada de hérnia de disco e um cisto.
Por conta da intervenção, Braga ficará afastado das atribuições até o domingo 20, retomando na semana seguinte sua rotina no Senado. A apresentação do plano foi remarcada para quarta-feira 23. Apesar do atraso, Braga garantiu que “mantém a previsão de análise da matéria ainda este ano”, segundo nota enviada pela equipe dele ao portal Metrópoles.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse no último fim de semana que confia na aprovação da regulação até dezembro. Em entrevista coletiva em Roma (Itália), onde participava de um evento, ele diz que os senadores vão discutir o tema em outubro e novembro.
“Estamos otimistas de termos essa aprovação até o fim do ano, para que possamos virar essa página, aguardar o período de transição e fazer valer um sistema tributário melhor do que o anterior. É nisso que verdadeiramente acreditamos”, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Projeto de regulamentação da reforma tributária tranca a pauta do Senado
Por CartaCapital
Lula retira urgência do projeto de regulamentação da reforma tributária e destrava a pauta do Senado
Por CartaCapital



