CartaExpressa
PL confirma Rogério Marinho como candidato a presidente do Senado
A escolha já havia sido anunciada pela bancada e foi chancelada pelo presidente da legenda, Valdemar Costa Neto
O PL confirmou nesta segunda-feira 16 o lançamento da candidatura de Rogério Marinho (RN) à presidência do Senado. A votação está marcada para 1º de fevereiro e tem como favorito Rodrigo Pacheco (PSD-MG), postulante à reeleição.
O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, chancelou a decisão da bancada da Casa Alta.
Marinho ocupou o cargo de ministro do Desenvolvimento Regional no governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele deixou o posto em 2022 para se candidatar a uma vaga no Senado.
“Nós não pretendemos ser — nem faremos — uma presidência contra o País, em oposição ao País, mas a favor do Brasil e da democracia brasileira”, disse o senador eleito em 7 de dezembro.
O PL terá a maior bancada do Senado na nova legislatura, com 14 cadeiras. Em segundo lugar está o PSD (11), seguido por MDB (10), União Brasil (10) e PT (9).
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lamento, mas o pessoal aprendeu o que é política, diz Bolsonaro sobre terrorismo em Brasília
Por Wendal Carmo
Governo Lula revoga ato de Bolsonaro que liberava extração de madeira em terras indígenas
Por CartaCapital
Ministra da Saúde revoga portaria de Bolsonaro que impunha obstáculos ao aborto legal
Por Victor Ohana



