CartaExpressa

PL 529: Revista Science diz que projeto de Doria ‘ameaçava paralisar a pesquisa científica’ 

PL 529: Revista Science diz que projeto de Doria ‘ameaçava paralisar a pesquisa científica’ 

A revista científica Science, uma das mais prestigiadas do mundo, afirmou que a comunidade acadêmica do estado de São Paulo “está respirando aliviada” após o governo de João Doria (PSDB) alterar o PL 529, que “inicialmente ameaçava paralisar a pesquisa científica.”

 

 

O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta quarta-feira 14.  A parte que obrigava destinar a sobra orçamentária das universidades estaduais e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) de 2019 à conta única do Tesouro do Estado foi retirada pelo governo,  mas o assunto será retomado como destaque e precisa ser aprovado pelos deputados. A data da votação ainda não foi definida.

A revista pontuou, no entanto, que há uma nova ameaça para a FAPESP. “A agência é financiada por meio de uma parcela fixa anual da receita tributária do estado; um novo projeto de lei, apresentado pelo governo em 2 de outubro, permitiria ao governo manter 30% (cerca de US $ 80 milhões) dessa soma anual em 2021.  A legislatura estadual vai debater e votar o projeto de lei nas próximas semanas.”

 

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem