CartaExpressa

‘Pintou um clima’: Moraes proíbe PT de usar vídeo de Bolsonaro sobre meninas venezuelanas

O presidente do TSE também determinou que as redes sociais excluam o conteúdo

‘Pintou um clima’: Moraes proíbe PT de usar vídeo de Bolsonaro sobre meninas venezuelanas
‘Pintou um clima’: Moraes proíbe PT de usar vídeo de Bolsonaro sobre meninas venezuelanas
Jair Bolsonaro em entrevista ao podcast Paparazzo RubroNegro. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, determinou neste domingo 16 a remoção dos vídeos exibidos pela campanha de Lula (PT) com declarações de Jair Bolsonaro (PL) sobre seu encontro com adolescentes venezuelanas.

No trecho de entrevista explorado pela campanha lulista, o ex-capitão diz que “pintou um clima” em visita a refugiadas de 14 e 15 anos.

Segundo Moraes, “a divulgação de fato sabidamente inverídico, com grave descontextualização e aparente finalidade de vincular a figura do candidato ao cometimento de crime sexual, parece suficiente a configurar propaganda eleitoral negativa”.

O magistrado ainda ordenou que a campanha de Lula “se abstenha” de promover novas manifestações sobre “os fatos tratados”. A decisão vale para veiculação “tanto em concessionárias do serviço público como nas redes sociais, sob pena de multa diária” de 100 mil reais.

Moraes mandou ainda TikTok, Instagram, LinkedIn, Youtube, Facebook e Kwai tirarem do ar o conteúdo postado pela campanha de Lula.

Ao acionar o TSE, a campanha de Bolsonaro alegou que a declaração do presidente foi “gravemente descontextualizada” e serviu para associá-lo à pedofilia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo