CartaExpressa

FAB recupera caixa-preta de avião que caiu em São Paulo

O Cenipa, da Força Aérea Brasileira, abriu uma investigação sobre o acidente em Vinhedo, no interior paulista

FAB recupera caixa-preta de avião que caiu em São Paulo
FAB recupera caixa-preta de avião que caiu em São Paulo
Acidente aéreo no interior de São Paulo, em 9 de agosto de 2024. Foto: Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, da Força Aérea Brasileira, informou ter recuperado a caixa-preta do avião que caiu no interior de São Paulo nesta sexta-feira 9.

O acidente com a aeronave da Voepass Linhas Aéreas, com 57 passageiros e quatro tripulantes a bordo, ocorreu em Vinhedo. Não há sobreviventes.

A unidade de São Paulo, Cenipa 4, encontrou os dois gravadores: o CVR, que grava as vozes da cabine, e o FDR, que registra dados do voo, a exemplo de altitude e velocidade.

Os dispositivos serão levados a Brasília, onde haverá uma análise sobre os danos causados aos equipamentos.

De acordo com os dados preliminares, diz o Cenipa, não houve comunicação de emergência da aeronave com os órgãos de controle.

Segundo o chefe do Cenipa, o brigadeiro do ar Marcelo Moreno, a investigação do órgão terá três fases: coleta de dados (em andamento), análise das informações e emissão de um relatório. A divulgação, prosseguiu, ocorrerá “no menor tempo possível”, embora não haja uma data estimada.

“O Estado tem duas grandes responsabilidades: a investigação judicial, que busca responsabilização, e a investigação aeronáutica, conduzida pelo Cenipa, cujo objetivo é entregar segurança à sociedade no transporte aéreo”, afirmou.

A Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, informou que a situação da Voepass é regular e que o avião tinha “condições normais de aeronavegabilidade”. A aeronave foi fabricada em 2010 na França e chegou ao Brasil em 2022.

Os certificados dos tripulantes também eram válidos, de acordo com a Anac.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo