CartaExpressa
PGR tenta reverter ordem de Toffoli que anulou condenações de Leo Pinheiro na Lava Jato
O procurador-geral Paulo Gonet defende que o ministro reconsidere a decisão ou submeta o caso a uma análise colegiada
A Procuradoria-Geral da República recorreu da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli que anulou todos os atos da Lava Jato contra o ex-presidente da OAS Leo Pinheiro.
O procurador-geral Paulo Gonet defende que o ministro reconsidere a decisão ou submeta o caso a uma avaliação colegiada.
Para Toffoli, a força-tarefa e o então juiz Sergio Moro não seguiram o devido processo legal nas investigações e nas condenações. A decisão invalida todos os atos processuais conduzidos contra o ex-executivo.
A PGR, porém, entende que o pedido de anulação apresentado pela defesa não deveria ter sido analisado pelo STF, mas pela instância que proferiu a sentença.
O ministro derrubou os atos contra o empreiteiro baseado nos arquivos da Operação Spoofing, formado por diálogos entre procuradores da Lava Jato e juízes. O material deu origem à série de reportagens conhecida como Vaza Jato.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘O 8 de Janeiro é filho direto de Moro e Deltan’, diz o juiz Eduardo Appio
Por Leonardo Miazzo
Fachin segue a PGR e manda arquivar inquérito da Lava Jato contra Renan, Mantega e Helder
Por Wendal Carmo
A cartada da PGR para derrubar decisão que anulou atos da Lava Jato contra empresário
Por CartaCapital



