CartaExpressa

PGR só se manifestará sobre o 7 de Setembro de Bolsonaro nos autos, diz Aras

A tendência é de que a primeira resposta se dê no âmbito de uma ação protocolada nesta quinta 8 no TSE pelo PDT, de Ciro Gomes

PGR só se manifestará sobre o 7 de Setembro de Bolsonaro nos autos, diz Aras
PGR só se manifestará sobre o 7 de Setembro de Bolsonaro nos autos, diz Aras
O procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O procurador-geral da República, Augusto Aras, decidiu não comentar possíveis crimes eleitorais cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em seus atos no 7 de Setembro.

Após uma cerimônia no Congresso Nacional em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, nesta quinta-feira 8, o chefe do Ministério Público Federal disse ao jornal Folha de S.Paulo que “a Procuradoria-Geral Eleitoral vai se manifestar nos autos de eventuais representações que lhe cheguem às mãos através do vice-procurador-geral Eleitoral, Dr. Paulo Gustavo Gonet, que é o nosso delegatário na atuação eleitoral perante o Tribunal Superior Eleitoral”.

A tendência é de que a primeira manifestação da PGE se dê no âmbito de uma ação protocolada nesta quinta no TSE pelo PDT, do presidenciável Ciro Gomes. A peça cobra investigação contra Bolsonaro por abuso de poder político e econômico na celebração do Bicentenário da Independência.

O partido argumenta que o ex-capitão usou o evento para a promoção de sua candidatura. No documento, o PDT estende a contestação ao ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, vice na chapa de Bolsonaro.

A ação pede que Bolsonaro fique inelegível por oito anos, além da “denegação do registro de candidatura ou a cassação do diploma”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo