CartaExpressa
PGR quer avaliação da saúde de Jefferson antes de opinar sobre prisão
O bolsonarista está preso desde outubro do ano passado, quando atirou e lançou granadas contra policiais
A Procuradoria-Geral da República pediu nesta terça-feira 11 a avaliação por uma junta médica do estado de saúde do ex-deputado Roberto Jefferson. Segundo a PGR, a medida deve ocorrer antes de o Supremo Tribunal Federal decidir se mantém ou revoga a prisão preventiva do bolsonarista.
Jefferson está preso desde outubro do ano passado, quando atirou e lançou granadas contra policiais que cumpriam um mandado de prisão.
No início de junho, o ministro do STF Alexandre de Moraes autorizou a transferência do ex-parlamentar para um hospital particular no Rio de Janeiro, após receber um laudo sobre seu estado de saúde.
Segundo um parecer enviado à Corte pela vice-procuradora-geral Lindôra Araújo, é “imprescindível” obter um laudo médico a atestar “a capacidade, ou não, de o hospital penitenciário tratar o paciente e realizar exames imprescindíveis tendo em vista o seu atual quadro de saúde”.
“Não se pode olvidar da periculosidade do réu por todos os atos praticados, porém, sem uma análise profunda de sua capacidade comportamental por uma junta médica oficial e psiquiátrica, não é possível, neste momento, o oferecimento de um parecer a respeito do pedido da defesa”, argumenta Lindôra.
Os advogados de Jefferson pedem ao STF a revogação da prisão ou a adoção de medidas cautelares.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Extrema-direita no nosso entendimento é o Hitler’, diz presidente do partido de Bolsonaro
Por CartaCapital
Parlamentares acusam bolsonarista de transfobia contra Erika Hilton na CPMI
Por CartaCapital
Defesa de Bolsonaro acompanha depoimento de Cid e minimiza trama golpista em celular
Por Victor Ohana



