CartaExpressa
PGR pede que STF mantenha a decisão que limita o poder de Sergio Camargo
A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra um pedido da Fundação Palmares


A Procuradoria-Geral da República defendeu que o Supremo Tribunal Federal mantenha a decisão de impedir que o presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, atue na gestão dos servidores do órgão. A recomendação do procurador-geral, Augusto Aras, é de que o STF rejeite pedido feito pela própria Fundação para derrubar a decisão da Justiça do Trabalho.
A decisão da 21ª Vara do Trabalho de Brasília atendeu parcialmente a um pedido do Ministério Público do Trabalho, que ingressou com uma ação civil pública contra Camargo por assédio moral a servidores.
Ao STF, a Fundação Palmares questionou a competência da Justiça do Trabalho para atuar no caso, o que foi rebatido na manifestação da PGR, que concluiu: “A Justiça do Trabalho é competente para julgar ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho objetivando o cumprimento de normas de segurança, higiene e saúde dos trabalhadores, consoante preconiza a Súmula 736 do STF”.
Em outro trecho da peça, a PGR destaca que “a prática de assédio moral e de atos discriminatórios no ambiente de trabalho é capaz de provocar danos à saúde física e psicológica dos trabalhadores, configurando o descumprimento a normas de segurança, higiene e saúde do trabalho”.
Com a decisão, a nomeação e a exoneração de funcionários poderão ser feitas apenas pelo presidente Jair Bolsonaro ou por alguma autoridade indicada por ele.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Sérgio Camargo quer mudar nome de Fundação Palmares para Princesa Isabel
Por Marina Verenicz
Justiça proíbe Sérgio Camargo de doar acervo da Fundação Palmares
Por Marina Verenicz