CartaExpressa
PGR pede explicações ao governador do Rio sobre mortes no Jacarezinho
Augusto Aras vê possível responsabilização por descumprimento de ordem do STF


O procurador-geral da República, Augusto Aras, solicitou ao governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), que esclareça as circunstâncias da operação policial realizada na comunidade do Jacarezinho, que deixou 28 mortos.
Em ofícios assinados nesta sexta-feira 7, a Procuradoria-Geral da República faz as mesmas cobranças ao Ministério Público do Rio de Janeiro, às Polícias Civil e Militar, ao Tribunal de Justiça e à Defensoria Pública.
Aras cita a possibilidade de responsabilização em caso de descumprimento da decisão do Supremo Tribunal Federal que restringiu as operações policiais no Rio de Janeiro, por meio da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 635. Uma apuração preliminar acaba de ser instaurada para averiguar o caso.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.