CartaExpressa
PGR encaminha pedido de extinção do PL a grupo que apura ações extremistas
O pedido foi formulado pelo deputado federal André Janones (Avante-MG)


A Procuradoria-Geral da República encaminhou ao Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos um pedido feito pelo deputado federal André Janones (Avante-MG) para que o Ministério Público Federal entre com uma ação solicitando Supremo Tribunal Federal a extinção do PL (Partido Liberal), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro.
O encaminhamento foi feito no dia 25 de novembro, conforme consta em despacho assinado pelo chefe de gabinete do MPF, Carlos Fernando Mazzoco.
O grupo atua junto à Corte para conduzir trabalhos de apuração sobre atos antidemocráticos relacionados ao 8 de janeiro.
Em seu pedido, Janones menciona eventos que ferem a democracia e que teriam o envolvimento de integrantes do PL, como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto (SP) e o deputado federal Carlos Jordy (RJ), em uma possível tentativa de golpe de Estado.
O parlamentar destacou que o STF já deixou claro ser intolerável a existência de práticas antidemocráticas, especialmente quando promovidas ou incentivadas por partidos políticos. Motivo pelo qual sustentou que o MPF deve “atuar com rigor para a defesa da ordem constitucional”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes autoriza Bolsonaro a ter contato com Valdemar no velório da mãe do presidente do PL
Por CartaCapital
‘Todo mundo tem um chefe’, diz a defesa de ex-assessores de Bolsonaro sobre trama golpista
Por CartaCapital
‘Governo Bolsonaro não foi bom para Santa Catarina’, diz deputado do PL de SC
Por CartaCapital