CartaExpressa
PGR defende que STF mantenha Roberto Jefferson preso
Segundo a subprocuradora Lindôra Araújo, ‘os pressupostos para o decreto prisional continuam atuais’


A Procuradoria-Geral da República se manifestou nesta segunda-feira 13 a favor da manutenção da prisão preventiva do ex-deputado Roberto Jefferson, presidente afastado do PTB.
O bolsonarista, denunciado pela PGR no âmbito do inquérito que apura a atuação de uma milícia digital que atenta contra a democracia, foi preso em agosto.
A subprocuradora Lindôra Araújo ressalta no parecer que a prisão preventiva de Jefferson ocorreu para impedir a continuidade de ataques a ministros do STF e ao Estado Democrático de Direito.
“Todavia, sua prisão não se mostrou suficiente para impedir que o denunciado continuasse a proferir ofensas aos ministros desta Suprema Corte”, argumentou Lindôra. “Ao contrário, ao ser determinado o seu retorno ao estabelecimento prisional, após longo período de internação hospitalar devidamente autorizado por este relator, o denunciado desrespeito o cumprimento das medidas restritivas diversas da prisão impostas, gravando e divulgando vídeo amplamente noticiado pela imprensa no qual afirma ‘orar em desfavor de Xandão.’”
Segundo a subprocuradora, portanto, “os pressupostos para o decreto prisional continuam atuais”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Aras diz ao STF ser contra ação da Rede que obriga Bolsonaro a garantir segurança a jornalistas
Por Estadão Conteúdo
Segurança de Bolsonaro que ameaçou jornalistas na Bahia é coronel do Exército
Por CartaCapital
Bolsonaro versus Moraes: ‘Não posso entender um parlamentar preso sete meses’
Por Estadão Conteúdo