PF suspeita que vídeo gravado por envolvidos na agressão a Moraes tenha sido editado

A suspeita de alteração das imagens foi confirmada por fontes da Polícia Federal a diferentes veículos de imprensa; defesa dos envolvidos no ataque nega

Alex Zanatta no Aeroporto de Roma. Foto: Reprodução

Apoie Siga-nos no

O vídeo apresentado pelo empresário Alex Zanatta, em que o ministro Alexandre de Moraes insulta o grupo de brasileiros antes de entrar na área VIP do aeroporto de Roma, na Itália, teria sido editado antes de ser encaminhado aos investigadores. A informação foi confirmada por fontes da Polícia Federal a diferentes veículos de imprensa nesta sexta-feira 21.

Há a indicação de que a PF fez, inclusive, o apontamento da edição em um ofício enviado à defesa do trio acusado de hostilizar e agredir o ministro do Supremo Tribunal Federal no aeroporto. No documento, a PF teria requisitado a entrega do material na íntegra para perícia. 

Oficialmente, porém, a Polícia Federal não confirma o envio do ofício. A corporação, importante dizer, também não nega que o documento tenha sido encaminhado. A informação sobre a edição no material, motivou a defesa a publicar uma nota negando ter feito alterações no material. 

Segundo a nota divulgada por Ralph Tórtima, que representa a família suspeita, o vídeo teria sido fornecido na íntegra a PF. 

“O vídeo foi fornecido na sua íntegra. Conforme esclarecido em seu depoimento, Alex Zanatta disse que deu início às filmagens quando o ministro Alexandre de Moraes chegou, vindo de dentro da sala VIP, e passou a fotografá-los. Estivesse Alex filmando antes, o mesmo apareceria com o celular mas mãos nas fotografias tiradas pelo Ministro Alexandre de Moraes. Essa é uma prova incontroversa de que a gravação foi ofertada na sua plenitude, sem cortes e edições, reitere-se”, diz a nota. 

Nesta sexta, CartaCapital confirmou com fontes da PF que as primeiras imagens das câmeras de segurança do aeroporto já estão em posse dos investigadores. O grupo, porém, aguarda que novos ângulos sejam encaminhados pelos italianos ainda nesta sexta-feira.


Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.