CartaExpressa

PF prendeu ao menos 4 pastores por participar do terrorismo em Brasília

O levantamento foi feito pela agência de checagem Lupa, em parceria com a Lagom Data

PF prendeu ao menos 4 pastores por participar do terrorismo em Brasília
PF prendeu ao menos 4 pastores por participar do terrorismo em Brasília
Imagem: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal prendeu ao menos quatro pastores de igrejas que participaram ativamente dos atos terroristas em Brasília, no domingo 8. O levantamento foi feito pela agência de checagem Lupa, em parceria com a Lagom Data.

Entre os já encaminhados ao sistema penitenciário do DF está Francismar Aparecido da Silva, que se apresenta como “pastor presidente” da igreja Ministério Evangelístico Apascentar, que tem sede em Itajubá (MG). Em suas redes sociais, chegou a divulgar uma live feita por Jair Bolsonaro, acompanhada da legenda: ” A mensagem foi dada quem quer a paz se prepare para a guerra! Selva montanha”.

Também foi detido João Marciano de Oliveira, dono da igreja Jesus Cristo é a Razão do Meu Viver, em Ribeirão das Neves (MG). Em suas redes são comuns publicações de apoio a Jair Bolsonaro (PL) e dizeres como ‘limpeza no STF’.

Ainda integram a lista o pastor Donizete Paulino da Paz, dono da Igreja Assembleia de Deus – Ministério O Deus das Nações, com sede em Luziânia (GO) e o presidente da Igreja Evangélica Amor de Deus João 3:16, de Itaverava (MG), Jorge Luiz dos Santos.

Para chegar ao levantamento, a agência cruzou dados da lista oficial dos 1.398 detidos e a CNAE, que reúne a Classificação Nacional de Atividades Econômicas de todas as organizações do país.

Ainda de acordo com a Lupa, outros 13 líderes religiosos aparecem em uma base de dados colaborativa chamada Lupa nos Golpistas incitando ou aderindo às invasões ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo