CartaExpressa
PF prende hacker suspeito de invadir sistemas da corporação e de instituições internacionais
O alvo da operação teria comercializado dados da Polícia Federal de 2020 a 2022
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira 16 a Operação Data Breach, que investiga invasões aos sistemas da própria corporação e de instituições internacionais. Os agentes prenderam em Belo Horizonte (MG) um hacker suspeito de comercializar dados da PF de 2020 a 2022.
O investigado é apontado como responsável por invasões a sistemas cibernéticos de diversas empresas e entidades, incluindo a Airbus e a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos.
O hacker se gabava, em fóruns da internet, de ter divulgado dados sensíveis de 80 mil membros da InfraGard, uma parceria entre o FBI e entidades privadas de infraestrutura crítica nos EUA.
O suspeito deve responder por invasão de dispositivo informático, qualificada por obtenção e venda dos dados. A PF continua a apurar o alcance das atividades criminosas.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STJ sofre ataque hacker, mas nega prejuízo ao sistema
Por Agência Brasil
Ataque hacker afeta sistemas do STF e da Anatel após decisão de Moraes suspendendo o X
Por CartaCapital


