CartaExpressa
PF pede autorização para devolver celulares de Marcos do Val, Valdemar e Ibaneis
A medida se estenderia a outros investigados por atuação na invasão dos Três Poderes
A Polícia Federal apresentou ao Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira 3, um pedido de autorização para devolver os celulares apreendidos com investigados por omissão ou atuação nos atos golpistas de 8 de janeiro.
São eles: o presidente do PL, Valdemar Costa Neto (PL); o senador Marcos do Val (Podemos-ES); o governador afastado do DF, Ibaneis Rocha (MDB); Fernando Sousa, secretário de Segurança interino; e Marília Alencar, responsável pela área de Inteligência da secretaria.
O órgão sustenta que já realizou a extração de dados de todos os aparelhos.
“Vale dizer que o senador Marcos do Val foi ouvido na qualidade de testemunha e na presença de representantes do Ministério Público. Assim, encaminha-se o presente ofício para deliberação de Vossa Excelência quanto às devoluções dos aparelhos celulares que vêm sendo requeridas pelos investigados e testemunha”, disse a Polícia Federal no ofício encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


