CartaExpressa
PF intima Boulos a prestar depoimento por suposta ‘ameaça’ contra Bolsonaro
O líder do MTST escreveu nas redes sociais, em abril de 2020: ‘Um lembrete para Bolsonaro: a dinastia de Luís XIV terminou na guilhotina’
A Polícia Federal intimou o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos (PSOL), a depor no dia 29 de abril, em São Paulo, no âmbito de um inquérito aberto com base na Lei de Segurança Nacional. A informação foi divulgada pela Folha de S.Paulo e confirmada por CartaCapital com a assessoria de imprensa de Boulos.
O candidato do PSOL à prefeitura da capital paulista nas últimas eleições é acusado de “ameaçar” o presidente Jair Bolsonaro ao escrever no Twitter, em 20 de abril do ano passado: “Um lembrete para Bolsonaro: a dinastia de Luís XIV terminou na guilhotina…”.
Naquele dia, o presidente afirmou: “Eu sou, realmente, a Constituição”. Imediatamente surgiram as associações com uma declaração atribuída ao rei Luis XIV, da França: “O Estado sou eu”.
Veja o tweet:
Um lembrete para Bolsonaro: a dinastia de Luís XIV terminou na guilhotina…
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) April 20, 2020
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


