CartaExpressa
PF faz operação contra grupo suspeito de levar brasileiros ilegalmente para os EUA
O grupo criminoso teria angariado quase 60 milhões de reais das vítimas do esquema de imigração ilegal pela fronteira do México


A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira 6, uma operação contra um grupo criminoso acusado de comandar um esquema de imigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. Os alvos atuavam em Goiânia.
Segundo as investigações, entre 2013 e 2018, o grupo teria movimentado cerca de 60 milhões de reais com o envio de ao menos 448 brasileiros para o exterior. Diversos imigrantes foram retidos pelas autoridades norte-americanas e deportados para o Brasil.
Os agentes cumprem, nesta operação, 12 mandados judiciais, sendo três de prisão preventiva em endereços de Goiana e Anápolis. Um dos acusados de integrar o esquema foi incluído na lista vermelha da Interpol.
As medidas foram autorizadas pela 11ª Vara da Justiça Federal de Goiás.
Além dos integrantes que atuavam no Brasil, o grupo contava com outros membros, que estariam baseados em diversos estados dos EUA. Eles seriam os responsáveis por receber os brasileiros que conseguiam cruzar a fronteira com o México.
A operação contra os coiotes brasileiros foi batizada de Dark Route [Rota Negra, em uma tradução literal] e contou com apoio da Agência de Investigações de Segurança Interna, da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
Os acusados devem responder pelos crimes de promoção de imigração ilegal, lavagem de dinheiro e associação criminosa. As penas somadas podem chegar a 18 anos de prisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Irlanda deve criar emenda para “devolver” imigrantes ilegais que fugirem do Reino Unido
Por RFI
ONU pede a Londres que reconsidere expulsão de imigrantes para Ruanda, após aprovação de lei
Por RFI