CartaExpressa

PF faz busca e apreensão contra ex-estagiária do STF ligada a blogueiro bolsonarista

A ação foi solicitada pelo ministro Alexandre de Moraes na última quarta-feira 6, com base em descobertas do Inquérito das Fake News

Allan dos Santos e Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal cumpre nesta quinta-feira 7 uma operação de busca e apreensão contra Tatiana Garcia Bressan, que estagiou no gabinete do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, entre julho de 2017 e janeiro de 2019.

A ação da PF ocorre um dia depois de o ministro Alexandre de Moraes, também do STF, determinar que a corporação ouça a ex-estagiária. A suspeita é de que Bressan tenha agido como informante do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

Na quarta-feira 6, o jornal Folha de S.Paulo revelou trocas de mensagens em que Allan pedia à então estagiária que atuasse como informante dele no STF, ao que ela teria respondido ‘ser uma honra’.

Os diálogos foram obtidos no âmbito do Inquérito das Fake News via quebra de sigilo telefônico do blogueiro, que está no rol de investigados. As conversas ocorreram entre 23 de outubro de 2018 e 31 de março de 2020.

Em uma delas, Tatiana disse a Allan que tinha interesse em trabalhar na equipe da deputada Bia Kicis (PSL-DF). “Fique como nossa informante lá [no gabinete]”, respondeu o bolsonarista. “Será uma honra. Estou lá kkk”, emendou a estagiária.

Em outro diálogo, Allan perguntou o que de mais espantoso Tatiana havia visto no gabinete. “O que vi de mais espantoso é que realmente eles decidem o que querem e como querem. Algumas decisões são modificadas porque alguém importante liga pro ministro”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar