CartaExpressa
PF deflagra operação no RS contra suspeito que produzia ‘deepnudes’ de congressistas
Ação cumpriu mandados em Lajeado após investigação apontar uso de IA para criar imagens falsas e publicações com apologia ao nazismo e racismo
A Polícia Federal realizou na manhã desta quarta-feira 19 a Operação Rosa Branca, em Lajeado (RS), para apurar crimes de apologia ao nazismo, racismo e exposição indevida da intimidade de congressistas. A investigação identificou que o principal suspeito utilizava inteligência artificial para produzir deepnudes (imagens falsas de teor sexual) envolvendo deputados e senadores.
A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão e um mandado de busca pessoal, expedidos pela 5ª Vara Federal de Caxias do Sul. O inquérito teve início após a Polícia Legislativa do Senado Federal detectar postagens ilegais nas redes sociais.
Segundo a PF, perfis ligados ao investigado apresentavam simbologia associada a ideias de “superioridade” racial, referências ao nazismo e diversas publicações de cunho racista. As imagens manipuladas dos congressistas também eram disseminadas online.
Os envolvidos poderão responder por crimes de preconceito de raça ou cor e por exposição indevida da intimidade sexual. Os nomes dos congressistas alvo dos conteúdos falsos não foram divulgados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


