CartaExpressa
PF deflagra operação contra incêndios criminosos em Corumbá (MS)
Investigadores suspeitam que envolvidos em queimadas em área da União tenham dado prejuízo na casa dos R$ 220 milhões
A Polícia Federal (PF) foi às ruas na manhã desta sexta-feira 20 em operação contra suspeitos de participarem de incêndios criminosos na região de Corumbá (MS). São sete mandados de busca e apreensão.
Para a PF, “as investigações dos incêndios de 2024 apontam que a área queimada é algo reiterado deste tipo de crime ambiental, e posteriormente alvo também de grilagem das áreas com a realização de fraudes junto aos órgãos governamentais”.
São investigados incêndios em um território de 6,4 mil hectares de propriedade da União no Pantanal. A estimativa é que os danos superem 220 milhões de reais.
A corporação já fez buscas na região e identificou, pelo menos, 2.100 cabeças de gado na área que é objeto da investigação. A estimativa, porém, é de que mais de 7.200 animais tenham sido criados na região durante o período investigado.
Caso os suspeitos sejam denunciados, eles podem responder pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.
Apesar das queimadas generalizadas no Brasil, o caso de Corumbá é especialmente preocupante. O município do MS, que faz fronteira com a Bolívia, é o mais afetado pelo fogo no país, neste ano.
Segundo dados do MapBiomas, foram 616.980 hectares de área queimada na cidade, entre janeiro e agosto deste ano. A área sob fogo em Corumbá é mais que o dobro da referente ao segundo colocado, o município de São Félix do Xingu (PA), com 277.951 hectares sob incêndio, no mesmo período.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


