CartaExpressa

PF adia três depoimentos do caso Master

A expectativa dos agentes era ouvir quatro investigados nesta terça-feira, mas apenas um interrogatório saiu do papel

PF adia três depoimentos do caso Master
PF adia três depoimentos do caso Master
Foto: Banco Master/Divulgação
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal adiou três depoimentos de investigados no inquérito sobre a compra do Banco Master pelo Banco Regional de Brasília. As oitivas aconteceriam nesta terça-feira 27 nas dependências do Supremo Tribunal Federal, por determinação do relator caso, o ministro Dias Toffoli.

Estavam previstas para esta terça as oitivas de Robério Cesar Bonfim Mangueira, superintendente de operações financeiras do BRB; Luiz Antonio Bull, ex-diretor do Master; Angelo Antonio Ribeiro da Silva, e Augusto Ferreira Lima, sócio e ex-sócio da instituição, respectivamente.

No entanto, apenas Luiz Bull foi ouvido. Segundo o advogado Augusto Botelho, responsável pela defesa do investigado, ele respondeu a todas as perguntas da autoridade policial, do Ministério Público e do juiz instrutor do Supremo Tribunal Federal. O advogado reforçou que Bull tem “interesse sempre de colaborar com as investigações e assim que ele vai se portar durante todo esse caso”. A declaração foi dada a jornalistas pouco após o fim do interrogatório.

Os depoimentos de Robério, Angelo e Augusto foram adiados após a delegada Janaina Palazzo, responsável pelas oitivas, ser informada de que os investigados permaneceriam em silêncio. A alegação do trio é de que os advogados não tiveram acesso aos autos.

Outros adiamentos

Os interrogatórios do caso Master foram iniciados nesta segunda-feira 26. A expectativa era ouvir quatro investigados, mas apenas Dário Oswaldo Garcia Junior, diretor do BRB, foi interrogado pela delegada.

A frustração se deu diante do silêncio do executivo do Master, Alberto Felix de Oliveira Neto, que compareceu ao interrogatório, mas optou por não responder perguntas. Tirreno Henrique Souza Peretto e André Felipe de Oliveira Seixas Maia, do BRB, pediram nova data para falar.

Compliance Zero

As investigações acontecem no âmbito da Operação Compliance Zero, que tramita no STF. O inquérito investiga ainda a suposta venda de carteiras de crédito fraudadas pelo Master ao Banco de Brasília.

Além do STF, o Master foi alvo do Banco Central, que decretou a liquidação da instituição financeira, em novembro de 2025.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo