CartaExpressa
Petrobras reduz dividendos e repassará R$ 15 bilhões pelo 2º trimestre
Na semana passada, o Conselho de Administração aprovou uma nova política de distribuição a acionistas


A Petrobras anunciou nesta quinta-feira 3 que distribuirá 15 bilhões de reais em dividendos a acionistas referentes ao resultado do segundo trimestre. O pagamento ocorrerá em duas parcelas, entre novembro e dezembro.
Na semana passada, o Conselho de Administração aprovou uma nova política de dividendos, reduzindo o repasse aos acionistas. A empresa confirmou também uma modalidade de recompra de ações, a exemplo de outras companhias do setor.
O novo modelo diminui o repasse de dividendos de 60% para 45% do fluxo de caixa livre, ou seja, a diferença entre fluxo de caixa operacional e investimentos, quando a dívida da empresa estiver abaixo de 65 bilhões de dólares.
Em maio, o Conselho havia aprovado o pagamento de 24,7 bilhões de reais em dividendos do primeiro trimestre.
Nesta quinta, a empresa também anunciou o registro de um lucro de 28,8 bilhões de reais no primeiro trimestre, 47% a menos que no mesmo período do ano passado. A partir de uma queda no preço do petróleo, a receita de vendas da Petrobras caiu 33,4%, de 170,9 bilhões para 113,8 bilhões de reais. No período, a média do preço do petróleo tipo Brent despencou de 113,78 para 78,39 dólares.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com petróleo mais barato, lucro líquido da Petrobras cai 47% e chega a R$ 28 bilhões no 2º trimestre
Por CartaCapital
Câmara quer ouvir ministro sobre política de preços da Petrobras
Por Agência Brasil
Petrobras chamará 2.710 aprovados em concursos
Por Agência Brasil