CartaExpressa
Petrobras anuncia redução no preço do gás natural a partir de novembro
O corte reflete a queda do petróleo e a depreciação do câmbio, segundo a empresa


A Petrobras anunciou nesta segunda-feira 10 que reduzirá em média 5%, a partir de 1º de novembro, o preço do gás natural para distribuidoras. O corte é válido apenas para o gás distribuído por dutos e não altera o preço do GLP (gás de cozinha). Os novos preços valerão até 31 de janeiro de 2023.
Segundo a estatal, os contratos firmados com as distribuidoras preveem atualizações trimestrais e vinculam a variação do preço do gás natural ao mercado internacional. Durante o período de agosto a outubro, informa a petroleira, o petróleo Brent teve queda de 11,5% e a taxa de câmbio sofreu depreciação de 6,5%.
“A Petrobras ressalta que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, diz a estatal em nota.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Refinaria da Bahia eleva preços de gasolina e diesel e aumenta pressão sobre Petrobras
Por Agência O Globo
Com Petrobras sob pressão do governo para segurar preços, defasagem na gasolina chega a 9%
Por Agência O Globo