CartaExpressa

Petrobras anuncia redução dos preços do gás natural; queda pode chegar a 10%

Atualização de preço não se refere ao GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel

Preços do gás natural às distribuidoras já haviam reduzidos, em média, em 1,5% . Foto: André Valentim/Petrobras
Apoie Siga-nos no

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira 10 mudanças na comercialização do gás natural para distribuidoras estaduais e para os consumidores livres. Essas alterações podem reduzir o preço do combustível em até 10%, a depender dos contratos e volumes movimentados.

No caso das distribuidoras estaduais, a Petrobras informa que passará a valer um mecanismo de redução de preço nos contratos de venda de gás natural atualmente vigentes.

No caso dos consumidores livres, a Petrobras informou que ofertará uma nova carteira de produtos de venda “em condições mais customizadas e competitivas”.

Consumidores livres são aqueles que têm autorização de comprar o gás natural diretamente de produtores, importadores ou comercializadores, sem passar pelas distribuidoras estaduais de gás canalizado.

A redução não necessariamente será a mesma observada pelos consumidores finais do gás natural em residências e estabelecimentos, porque o preço final não é determinado apenas pelo preço de venda pela Petrobras.

O valor pago na ponta pelo gás inclui custos do transporte até a distribuidora, o portfólio de suprimento de cada distribuidora, as margens de lucro dessas empresas e os tributos federais e estaduais.

Em 1° de maio, os preços do gás natural às distribuidoras já haviam reduzidos, em média, em 1,5% em relação ao início do trimestre fevereiro-março-abril de 2024.

A companhia acrescenta que, desde o início de 2023, o preço para esses clientes já acumula queda de 25%.

De acordo com a estatal, essa atualização de preço não se refere ao GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar