CartaExpressa
Pesquisa revela que maioria dos brasileiros acredita que Bolsonaro criou auxílio emergencial
Pagamento de 600 reais, definido pelo Congresso, foi um dos responsáveis pelo aumento da popularidade do presidente
O aumento de popularidade de Jair Bolsonaro após início do pagamento do auxílio emergencial se justifica: a maioria da população acredita que o benefício e o valor foram determinados pelo presidente.
Segundo pesquisa PoderData, do site Poder 360, divulgada nesta segunda-feira 19, 48% dos brasileiros acreditam que a criação do auxílio emergencial de 600 reais é mérito do governo Bolsonaro; 42% que é o Congresso; 2% governadores; 1% prefeitos e 7% não sabem responder.
A criação do auxílio para enfrentar a pandemia foi uma pressão feita pelo Congresso. A intenção inicial do governo era fazer 3 pagamentos de 200 reais cada –durante a tramitação no Congresso, o valor subiu para 600.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.