CartaExpressa
Pesquisa reforça favoritismo de João Campos ao governo de PE em 2026; veja os resultados
O prefeito do Recife aparece mais de 30 pontos à frente da governadora Raquel Lyra nas intenções de voto


Um levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira 12 aponta o favoritismo do prefeito do Recife, João Campos (PSB), em uma provável disputa pelo governo de Pernambuco em 2026.
Campos desponta com 57% das intenções de voto no principal cenário estimulado, ante 24% da governadora Raquel Lyra (PSD). Completam a relação Gilson Machado (PL), com 6,2%, e Eduardo Moura (Novo), com 3%. Brancos e nulos representam 6,2%, enquanto 3,6% não responderam.
Em uma projeção com troca do candidato do PL, há poucas mudanças. João Campos registra 56,5%, contra 24,2% de Raquel, 5,8% de Anderson Ferreira (PL) e 3,2% de Moura. Brancos e nulos são 6,5%, e 3,8% não responderam.
O Paraná Pesquisas entrevistou 1.510 eleitores em 62 municípios permambucanos entre 1º e 5 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, com um nível de confiança de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Petista ou bolsonarista?’: Veja os números da pesquisa Datafolha que monitora perfil dos eleitores brasileiros
Por Wendal Carmo
A nova pesquisa Datafolha sobre a aprovação do STF
Por CartaCapital
A nova pesquisa Datafolha para a presidência em 2026
Por CartaCapital