CartaExpressa
Pesquisa Real Time: Cícero Lucena pode ser reeleito no primeiro turno em João Pessoa
O candidato do PP soma 53% das intenções de voto


O atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), é o favorito para seguir no cargo, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada nesta quarta-feira 25. Ele tem 53% das intenções de voto no levantamento estimulado (em que são apresentados os nomes dos candidatos) e pode ser reeleito em primeiro turno.
Lucena está no terceiro mandato à frente da prefeitura da capital paraibana (os dois primeiros foram entre 1997 e 2005) e, se confirmar o favoritismo, vai comandar a cidade pela quarta vez. Ele ocupou também o governo do estado e foi senador pela Paraíba, e tem o apoio do atual governador João Azevêdo (PSB).
O levantamento desta quarta-feira mostra disputa apertada pela segunda posição, com Luciano Cartaxo (PT) e Ruy Carneiro (Podemos) com 13% das intenções de voto cada e Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro (PL), com 10%. Os três estão empatados considerando a margem de erro de três pontos percentuais.
Confira os números da pesquisa estimulada para a prefeitura de João Pessoa, segundo o Real Time Big Data:
Cícero Lucena (PP) – 53%
Luciano Cartaxo (PT) – 13%
Ruy Carneiro (Podemos) – 13%
Marcelo Queiroga (PL) – 10%
Yuri Ezequiel (UP) – 0%
Camilo Duarte (PCO) – 0%
Nulo/Branco – 4%
Não sabem/Não responderam – 7%
Foi feito ainda um levantamento espontâneo, sem a apresentação dos nomes dos candidatos aos participantes da pesquisa. Nesse cenário, Lucena ainda segue com vantagem muito confortável. Confira os números:
Cícero Lucena (PP) – 37%
Luciano Cartaxo (PT) – 8%
Ruy Carneiro (Podemos) – 7%
Marcelo Queiroga (PL) – 4%
Outros – 3%
Nulo/Branco – 15%
Não sabem/Não responderam – 26%
Foram ouvidos 1.000 eleitores da capital paraibana entre os dias 23 e 24 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PB – 07966/2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF prende vereadora de João Pessoa em operação sobre aliciamento de eleitores
Por Wendal Carmo
Quaest: Cícero Lucena lidera com 49% em João Pessoa e segundo lugar registra empate técnico triplo
Por CartaCapital