CartaExpressa
Pesquisa CNT mostra aumento em aprovação de governo e de Bolsonaro
Comparação em relação a maio mapeia crescimento na popularidade de Bolsonaro após o auxílio emergencial
Nova pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra um aumento de popularidade do presidente Jair Bolsonaro.
O presidente teve seu desempenho pessoal aprovado por 52% dos entrevistados – um crescimento de 13 pontos percentuais em relação a maio – e desaprovado por 27,2%. Em relação ao governo, 41,2% dos entrevistados o aprovam com avaliação de ótimo ou bom, 30,3% o consideram regular e 27,2% o classificam ruim ou péssimo – uma queda de cerca de 15 pontos.
Na pandemia de coronavírus, a aprovação da atuação do governo federal subiu de 51,7% para 57,1%. A desaprovação foi de 42,3% para 39,1%.
Foram realizadas 2.002 entrevistas presenciais, em 137 municípios de 25 estados e Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.