CartaExpressa
Pesquisa aponta a percepção de que a corrupção cresceu no governo Bolsonaro
32% responderam que a situação da corrupção aumentou muito e 10% entendem que ela aumentou pouco, segundo ‘A cara da democracia’


Um novo recorte da pesquisa “A cara da democracia”, publicado neste sábado 16 pelo jornal O Globo, aponta que a parcela de brasileiros que considera ter aumentado a corrupção no País nos últimos quatro anos, sob o governo de Jair Bolsonaro (PL), é a maior entre as opções apresentadas. 42% indicam ver o problema maior no período.
32% responderam que a situação da corrupção aumentou muito durante o governo Bolsonaro e 10% entendem que ela aumentou pouco. Para 23%, não aumentou nem diminuiu. Já os que dizem que ela diminuiu um pouco ou diminuiu muito somam 32%.
A pesquisa foi conduzida no mês em que se registrou o ápice do escândalo no Ministério da Educação, com a prisão – logo revogada – do ex-ministro Milton Ribeiro. A Polícia Federal investiga um esquema a envolver o favorecimento de pastores aliados na distribuição de recursos da pasta.
O Instituto da Democracia entrevistou 2.538 pessoas presencialmente em 201 cidades em junho. A margem de erro total é de 1,9 ponto percentual a nível nacional e o índice de confiança é de 95%. O levantamento reúne UFMG, Unicamp, UnB e Uerj, com financiamento de CNPq e Fapemig, e está registrada no TSE sob o número BR-08051/2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PEC Eleitoral traz o risco de ampliar a intenção de voto em Bolsonaro, diz líder da oposição
Por Victor Ohana e Ana Luiza Basilio
Bolsonaro sugere que determinação de Moraes pode ‘levar a conflitos entre Poderes’
Por CartaCapital
Em busca da reeleição, Bolsonaro justifica gastança pública para ministro: ‘Não dá para entregar o tanque cheio’
Por Agência O Globo