CartaExpressa
Pernambuco decreta emergência por superlotação em UTIs infantis
A situação se deve ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) decretou situação de emergência em saúde pública devido à superlotação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica no estado.
Segundo decreto publicado no Diário Oficial, a situação se deve ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), causados por vírus.
A decisão, válida por 90 dias, autoriza a adoção de “medidas urgentes voltadas à prevenção, controle e ampliação da rede de atenção à saúde infantil”.
O texto assinado pela governadora aponta que o avanço dos casos de Srag tem deixado superlotadas as emergências dos hospitais, “com expressiva taxa de ocupação de leitos”, e cita a necessidade de abertura de leitos, em especial de UTIs neonatal e pediátricas.
Até o dia 16 de junho, o estado tinha todos os seus leitos de UTI pediátrica, 219, ocupados. Entre abril e junho, 90 leitos de UTI foram abertos pelo governo, sendo 70 pediátricos, 10 pediátricos cardiológicos e 10 obstétricos, mas eles não foram o suficiente para conter a necessidade de leitos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Um ano após histórico julgamento, o STJ permanece na vanguarda brasileira sobre a cannabis
Por Murilo Meneguello Nicolau
Membros do ‘Conselhão’ lançam carta aberta ao Banco Central pelo corte dos juros
Por Wendal Carmo
Flávio Bolsonaro projeta aprovação expressiva de Zanin no Senado
Por Victor Ohana
Líder do governo quer votação de Zanin antes de arcabouço no Senado
Por Victor Ohana



