CartaExpressa

‘Perdemos muito tempo discutindo a Selic’, diz Campos Neto em evento em SP

O presidente do BC defendeu a promoção de reformas estruturais para reduzir os juros neutros e ampliar o crescimento da economia

‘Perdemos muito tempo discutindo a Selic’, diz Campos Neto em evento em SP
‘Perdemos muito tempo discutindo a Selic’, diz Campos Neto em evento em SP
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Foto: Raphael Ribeiro/BCB
Apoie Siga-nos no

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira 19 que o Brasil precisa promover reformas estruturais capazes de reduzir os juros neutros e ampliar o crescimento da economia. A declaração foi concedida durante o High-Level Seminar on Central Banking: Past and Present Challenges, evento promovido pelo BC em São Paulo.

Participaram do encontro, entre outros, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente do Banco Central Europeu, Christine Lagarde. “Perdemos muito tempo discutindo para onde vai a Selic. É o nosso trabalho. Mas devemos focar em reformas estruturais daqui para a frente”, disse Campos Neto no evento.

Horas antes, em seu discurso na abertura do seminário, Haddad afirmou não ser possível que as políticas fiscal e monetária sejam “reativas” uma à outra e que ambas devem “trabalhar ativamente em proveito de uma regulação adequada”.

“Sempre que ouço uma autoridade monetária [dizer] que quando você está combatendo uma infecção tem de tomar toda a cartela do antibiótico, lembro que também há a observação de que você não pode tomar duas cartelas“, declarouo ministro. “Tem de tomar a medida certa para que a economia consiga, a um só tempo, se reajustar do ponto de vista macroeconômico e garantir as condições de crescimento sustentável.”

A taxa básica de juros, a Selic, mantida pelo Comitê de Política Monetária do BC em 13,75% ao ano, está no centro das críticas do governo Lula a Campos Neto. A gestão federal vê o índice como um dos principais obstáculos para o crescimento da economia brasileira em 2023.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo