CartaExpressa
Perdemos a eleição, mas recuperamos a dignidade da esquerda, diz Boulos após derrota
O candidato do PSOL exaltou o presidente Lula (PT), seu principal aliado na disputa em São Paulo


O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) afirmou neste domingo 27 que sua campanha recuperou a dignidade da esquerda, apesar da derrota no segundo turno de São Paulo para o prefeito Ricardo Nunes (MDB).
O emedebista venceu por 59,35% a 40,65% dos votos válidos.
“Perdemos uma eleição, mas nesta campanha recuperamos a dignidade da esquerda brasileira”, afirmou o candidato do PSOL. “Ergam a cabeça. A nossa luta não começou hoje e não acaba aqui.”
Em seu pronunciamento, Boulos fez um agradecimento à ex-prefeita Marta Suplicy (PT), postulante a vice em sua chapa, e exaltou o presidente Lula (PT), seu principal cabo eleitoral.
“Presidente, você é uma inspiração e que aqui você sempre terá um companheiro leal, por toda a vida”, completou Boulos.
Ao todo, Nunes conquistou 3.388.859 votos, contra 2.322.538 de Boulos. Houve ainda 234.185 votos brancos (3,67%), 430.521 nulos (6,75%) e 2.938.928 abstenções (31,54%).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Com quase 60% dos votos, Ricardo Nunes derrota Guilherme Boulos e é reeleito prefeito de São Paulo
Por CartaCapital
Nunes chama Tarcísio de ‘líder maior’ em seu discurso da vitória em São Paulo
Por CartaCapital
Nunes vence Boulos em 54 das 57 zonas de São Paulo — inclusive na ‘Martalândia’
Por CartaCapital