CartaExpressa
Pelé publica carta a Putin: ‘Pare com essa invasão’
A divulgação ocorre no dia em que Ucrânia e Escócia se enfrentaram pelas Eliminatórias da Copa do Mundo


O tricampeão mundial Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, publicou nesta quarta-feira 1º uma carta direcionada ao presidente russo, Vladimir Putin, na qual pede o fim da invasão à Ucrânia.
A publicação ocorreu no dia da partida entre Ucrânia e Escócia, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Os ucranianos venceram por 3 a 1 e enfrentarão, na próxima fase, a seleção do País de Gales.
“Eu quero utilizar a partida de hoje como uma oportunidade de fazer um pedido: pare com essa invasão. Não existem argumentos que justifiquem a violência”, diz trecho da carta. “Este conflito, assim como todos os outros, é perverso, injustificável e não traz nada além de dor, medo, terror e angústia. Não há razão para que ele perdure ainda mais tempo.”
Pelé também mencionou um encontro com Putin, quando “era inimaginável que poderíamos um dia estar tão divididos quanto estamos hoje”.
Veja a publicação com a íntegra da carta:
View this post on Instagram
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Severodonetsk prestes a cair sob controle da Rússia, em um conflito que poderia durar ‘meses’
Por AFP
Rússia corta fornecimento de gás à Holanda
Por Deutsche Welle
UE entra em acordo por embargo a petróleo russo
Por AFP