CartaExpressa

Pecuarista diz que Salles disputará o Senado por Rondônia em chapa com Marcos Rogério

Para isso acontecer, o ex-ministro de Jair Bolsonaro, paulistano, teria de fazer de Rondônia seu reduto eleitoral

Pecuarista diz que Salles disputará o Senado por Rondônia em chapa com Marcos Rogério
Pecuarista diz que Salles disputará o Senado por Rondônia em chapa com Marcos Rogério
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O empresário e pecuarista Bruno Scheid (PL), pré-candidato a deputado federal, divulgou uma nota a veículos de Rondônia para dizer que o bolsonarista Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente, deve ser candidato a senador pelo estado.

Para isso acontecer, o paulistano Salles teria de fazer de Rondônia seu reduto eleitoral. Scheid alega que, a se confirmar o cenário, o ex-ministro de Jair Bolsonaro se juntará a uma chapa com Marcos Rogério (DEM) para governador.

Salles segue na mira da Justiça, em meio aos desdobramentos da Operação Handroanthus, realizada em dezembro de 2020. A ação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal apreendeu mais de 131 mil m³ de madeira na divisa de Pará e Amazonas – o equivalente a 6.243 caminhões lotados de carga.

Posteriormente, Salles foi alvo de uma notícia-crime protocolada no Supremo Tribunal Federal pelo então chefe da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, por dificultar a fiscalização ambiental e patrocinar interesses privados. Salles deixou o governo em junho do ano passado.

Em julho de 2021, um mês depois de avalizar a abertura de investigação, a ministra Cármen Lúcia, do STF, remeteu ao TRF-1 o Inquérito 4.871, em que Salles é acusado de praticar os crimes de advocacia administrativa, obstar ou dificultar a fiscalização ambiental e impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo