CartaExpressa
Pecuarista diz que Salles disputará o Senado por Rondônia em chapa com Marcos Rogério
Para isso acontecer, o ex-ministro de Jair Bolsonaro, paulistano, teria de fazer de Rondônia seu reduto eleitoral


O empresário e pecuarista Bruno Scheid (PL), pré-candidato a deputado federal, divulgou uma nota a veículos de Rondônia para dizer que o bolsonarista Ricardo Salles, ex-ministro do Meio Ambiente, deve ser candidato a senador pelo estado.
Para isso acontecer, o paulistano Salles teria de fazer de Rondônia seu reduto eleitoral. Scheid alega que, a se confirmar o cenário, o ex-ministro de Jair Bolsonaro se juntará a uma chapa com Marcos Rogério (DEM) para governador.
Salles segue na mira da Justiça, em meio aos desdobramentos da Operação Handroanthus, realizada em dezembro de 2020. A ação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal apreendeu mais de 131 mil m³ de madeira na divisa de Pará e Amazonas – o equivalente a 6.243 caminhões lotados de carga.
Posteriormente, Salles foi alvo de uma notícia-crime protocolada no Supremo Tribunal Federal pelo então chefe da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, por dificultar a fiscalização ambiental e patrocinar interesses privados. Salles deixou o governo em junho do ano passado.
Em julho de 2021, um mês depois de avalizar a abertura de investigação, a ministra Cármen Lúcia, do STF, remeteu ao TRF-1 o Inquérito 4.871, em que Salles é acusado de praticar os crimes de advocacia administrativa, obstar ou dificultar a fiscalização ambiental e impedir ou embaraçar a investigação de infração penal que envolva organização criminosa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.