CartaExpressa
PEC dos Precatórios é aprovada: veja como votou cada senador
Agora, a Câmara terá de votar mais uma vez, para se manifestar sobre as mudanças no texto


Por 61 votos a 10, o Senado aprovou em 2º turno, nesta quinta-feira 2, a PEC dos Precatórios, que se converteu na principal obsessão eleitoral do presidente Jair Bolsonaro, já que abre espaço para a criação do Auxílio Brasil de 400 reais no ano em que o ex-capitão tentará a recondução ao Palácio do Planalto. Em 1º turno, a aprovação ocorreu por 64 a 13.
Agora, a Câmara terá de votar mais uma vez, para se manifestar sobre as mudanças no texto.
Nas últimas semanas, Fernando Bezerra (MDB-PE), líder do governo e relator da PEC no Senado, promoveu uma série de modificações no texto para garantir a aprovação na CCJ e no plenário. Uma delas foi a retirada dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental, o Fundef, do cálculo do teto de gastos.
Veja como votou cada senador na análise da PEC dos Precatórios em 2º turno:
rwservletApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.